Por que fazer um raio x diagnóstico da empresa

Back Banner

 

Certa vez um colega de trabalho tropeçou e caiu da escada do escritório. De momento não sentiu muita dor. Ficou com algumas luxações e desprezou a ida ao médico. Na mesma noite começou a sentir fortes dores, viu inchar seus membros inferiores e superiores e sentiu forte dor na região do tórax. No dia seguinte foi obrigado a ir ao médico. A primeira coisa que fizeram foi um raio-x e depois outros exames. No raio-x foi detectado uma série de fraturas nas costelas e fissuras em ossos do corpo. Resultado: teve que ficar inoperante por um bom tempo para sua recuperação médica. Como trabalhava com vendas ficou somente com os recursos do salário fixo e com zero de comissões durante o tratamento. Como não tinha fundos de reserva, teve que recorrer a empréstimos de parentes e de bancos a juros altos e o resto todos já conhecem.

Mas o que isso tem a ver com a gestão financeira empresarial? É uma analogia interessante e tem tudo a ver quando não se realizam diagnósticos na empresa de tempos em tempos. Os diagnósticos têm por objetivo a prevenção e a correção, porém pode ir muito além. Além de se tirar uma foto do momento atual de como andam as receitas e despesas podem também:

  1. Fornecer uma análise rápida de todo o seu negócio
  2. Identificar novas oportunidades
  3. Reduzir custos e despesas
  4. Promover uma reestruturação financeira
  5. Fornecer um olhar crítico aos processos da empresa
  6. Revisar o fluxo de caixa projetado
  7. Verificar possibilidades de terceirizar processos que não vão bem
  8. Um olhar crítico ao capital humano etc.

Como todo cidadão de bom senso que deve fazer um checkup de saúde anualmente, é importante que todo empresário faça um diagnóstico de sua empresa também. Com isso poderá avaliar de forma científica as necessidades de correção e as oportunidades de melhorias para se manter competitivo.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Como podemos ajudar?

Se a sua empresa passa por alguma dificuldade que influencia no seu resultado, fale conosco, nós podemos ajudar!

Categorias

Últimas Postagens: