Como fazer uma perfeita conciliação diária?

fundo_chamada

 

            A conciliação bancária diária não é algo difícil, mas requer cuidado, atenção e disciplina. Conciliar o banco com o sistema é simplesmente espelhar o extrato do banco com os lançamentos financeiros da empresa. Para uma perfeita atividade de conciliação os melhores passos, trabalhados na prática e na experiência, estão descritos abaixo:

  1. A Conciliação deve ser a primeira coisa do dia a ser feita pelo Financeiro: com isso se garante que as despesas ou receitas que caíram na conta corrente do dia anterior sejam confiáveis e estejam sempre atualizadas.
  2. As classificações de contas de receitas e despesas devem ser o mais confiável possível. Evite no plano de contas as classificações como Outros e Diversos.
  3. O tempo que se leva para esta atividade depende do porte das empresas. Geralmente nas pequenas e médias empresas não demora mais do que uma hora.

Quais os benefícios da conciliação diária?

Os benefícios são: confiabilidade das informações financeiras, prevenção de esquecimentos e fraudes internas e atualização constante. É por meio dessa atividade que a empresa consegue enxergar possíveis incoerências. Deve-se tomar cuidado, pois de pouco em pouco o valor acaba se tornando alto e pode causar um grande impacto na saúde financeira da empresa.

Um erro nos registros pode levar a empresa a tomar atitudes que vão prejudicar um o negócio, já que o valor apresentado é diferente do valor real. Por isso, é recomendado ter um profissional que esteja acompanhando esses valores e que tenha uma via de comunicação direta com o contador, fornecendo todas as informações necessárias para o fechamento contábil mensal.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Como podemos ajudar?

Se a sua empresa passa por alguma dificuldade que influencia no seu resultado, fale conosco, nós podemos ajudar!

Categorias

Últimas Postagens: